quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um Voto Para Satisfazer Srimati Radhika


Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

clip_image001


Sri Sri Radha Vinode-bihariji, Kesava ji Gaudiya Matha

(Respeitosos leitores, por favor, aceitem nossas humildes reverências. Neste ano de 2009, Kartika começa em 3 de outubro. Abaixo segue uma pequena explicação de Srila Narayana maharaja dada na grande abertura do mês de Kartika, que é o mais auspicioso. Ele falou algumas frases em Hindi e algumas em Inglês, para assim satisfazer sua grande audiência ocidental, oriental e indiana. A seguir, uma transcrição de suas frases em Inglês e algumas em Hindi.)

Pela misericórdia do Senhor Supremo, estamos juntos aqui para celebrar Kartika-vrata (os votos seguidos no mês de Kartika), niyama-seva (as regras e regulações de Kartika) e Urja-vrata.

Algumas pessoas começarão do Ekadasi, algumas do Dvadvasi, e algumas começaram em Purnima. Em nossa linha, Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura costumava começar de Purnima. Certa vez um Maharaja estava começando Kartika em Dvadasi. Eu perguntei a ele: “Você é discípulo de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, então por que você começa seu Kartika-vrata em Dvadasi?” Ele respondeu: “Srila Sanatana Gosvami disse que deveríamos fazer assim.” Eu disse a ele: “Srila Sanatana Gosvami falou sobre as duas datas, mas você é um seguidor de Srila Prabhupada”. Ele não pôde responder.

Meu Guru Maharaja e Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura seguem isso. Por esse motivo nós começamos em Purnima; devemos seguir isso.
Nesse mês nós não comemos tomates, mel, berinjela, loki, parmal ou sementes de gergelim. De qualquer forma, eu acho que é mais importante fazer o voto de não ter nenhum tipo de desejo por gratificação dos sentidos. Nós devemos fazer o voto de que nossa mente não irá a nenhum lugar a não ser para satisfazer Krsna – para agradar Damodara. Nós também devemos tentar seguir, o que Srila Sanatana Gosvami disse no Hari-bhakti-vilasa a respeito desse mês, o que Srila Rupa Gosvami disse no Upadesamrta e o que Srila Raghunatha dasa Gosvami disse no Manah-siksa.

Urja significa poder. Srimati Radhika é Urja-sakti, de Krsna. Urja-vrata (vrata significa voto) significa Radha-vrata. Embora nós recitemos regularmente Sri Damodara-astakam de manhã e à noite, devemos ter em mente que isso é Sri Radha-vrata. Nós estamos assistindo aulas – para satisfazer Srimati Radhika. De manhã e de noite nós iremos cantar Kirtanas de Radhika, e também iremos visitar os lugares onde Sri Sri Radha e Krsna realizaram passatempos – iremos a todos os lugares em Vraja Mandala.

Por que estamos realizando o Vraja Mandala parikrama? Por que Sri Krsna deu bênçãos a Narada Rsi que se uma pessoa meditar nos passatempos do Senhor e visitar os lugares de seus passatempos no dhama sagrado, esses passatempos irão se manifestar dentro de seu coração. O dhama tem o poder assim como Krsna; ele irá realizar todos os desejos dos devotos.

Nós iremos ao Radha-kunda, Syama-kunda, Govardhana, Bhandiravana, Bhandiravata, Varsana, Nandagaon, Visakha-kunda, Purnamasi ki Gufa, o lugar onde Srimati Radhika cantou o Bhahmara-gita em Uddhava-kyari, Ter-kadamba, Yavat e Kokilavana. Nós iremos também aos três Carana-paharis; um em Kamyavana, um em Nandagaon e um perto de Baithana. Nós iremos também a Rasa-sthali em Vrndavana, e a muitos outros lugares. Nós iremos glorificar e orar a Srimati Radhika em todos esses lugares.

Nós temos que tentar abandonar todas as coisas que são desfavoráveis para bhakti e temos que aceitar com muita força o que é favorável para bhakti.
Não se esforcem para obter gratificação dos sentidos. Aqueles que querem felicidade material e uma vida fácil não devem ir ao parikrama. Algumas vezes iremos nos atrasar para honrar-mos maha-prasada, e terá somente kitri (arroz e dahl misturados juntos) e nada mais; e às vezes teremos tantas variedades. Às vezes não terá um banheiro junto ao quarto, ar condicionado e outras facilidades. Isso são austeridades. Talvez tenhamos dificuldades, e essa é a austeridade. Fazer parikrama é útil somente para obter bhakti.

Não dispute com ninguém; e especialmente não faça de nosso parikrama um lugar para se encontrar um companheiro e se casara. Esteja aqui somente por bhakti. Não pense, “Eu vim aqui para encontrar um esposo ou uma esposa,” isso me deixaria muito triste. Eu peço que algumas senhoras guiem outros em seus grupos. Encontrem alguma solução para que se acabe com essa mentalidade por um mês. As moças e os homens podem procurar por parceiros em seus próprios países, mas não aqui.

Relativo às aulas noturnas, no Kartika passado eu falei sobre Bhajana-rahasya e eu parei no capitulo seis. Eu devo falar desse capítulo, e falarei sobre Madhurya-kadambini. Nós podemos também falar sobre os lugares que iremos visitar. Eu gostaria que os devotos que vieram registrassem seus nomes.

Conselho Editorial: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Tradução: Sripad Damodara Maharaja
Editor: Syamarani dasi
Transcrição e digitação: Krsna Vallabha dasi
Tradução para o português: Lalita Priya dasi

http://www.bhaktibrasil.com/wp/?p=743


Nenhum comentário:

Postar um comentário